Associação Comunitária do Movimento Familiar Cristão
CNPJ 19.090.034/0001-42
Rua Tonico de Barros, nº 31, Aiuruoca/MG, Cep: 37450-000
Contato:
(35) 3344-1446
E-mail: amomuito.larsantoantonioaiuruoca@yahoo.com.br
Doações:
Doação: Pix 19.090.034/0001-42
A Associação Comunitária do Movimento Familiar Cristão, Lar Santo Antônio é uma Instituição que ampara os idosos de Aiuruoca e das regiões vizinhas não por acaso. Nenhuma obra nasce por acaso. É preciso união, força, garra, oração e muita ação.
Nossa Instituição nasceu através da pastoral Familiar Cristã de Aiuruoca. Essa pastoral tinha reuniões mensais e em uma reunião falou-se sobre a necessidade de construir em Aiuruoca uma casa onde pudéssemos abrigar nossos velhinhos desamparados. Na Vila Dr. Julinho morava uma senhora pobrezinha de nome Eugênia Rodrigues numa casa pequena e humilde, determinado dia ainda com o uso de lamparina para clarear o ambiente ocorreu um acidente que incendiou a humilde casinha. Não tendo para onde ir, providenciamos o internamento dessa senhora em um Lar na cidade de Liberdade para que não ficasse desamparada, onde chegou a falecer com o passar dos anos.
No dia 13 de junho de 1988 nosso grupo de casais em Assembleia geral fundamos a Associação Comunitária do Movimento Familiar Cristão com a aprovação do Estatuto e da 1ª diretoria com o objetivo da criação e manutenção do lar dos velhinhos de Aiuruoca. Não podemos esquecer que a população abraçou a causa e começou a doar trabalho, tijolos, cimentos, dinheiro e boa vontade e assim iniciamos a construção. Desde então, não era mais sonho, era realidade.
Já construído o prédio, era necessário mobiliar, e mais uma vez a população de Aiuruoca esteve pronta para ajudar doando geladeira, vasilhames, colchões, camas entre outros. Como era um Lar achamos interessante realizar um “chá de cozinha” para equipar a cozinha.
No dia 09 de fevereiro de 1994 recebemos nosso primeiro morador o Sr Juca Cunha, em pouco tempo o segundo e hoje temos 54 idosos abrigados de Aiuruoca, Carvalhos, Serranos, Seritinga, Baependi, São Lourenço, Alagoa e São Paulo. Infelizmente existe fila de espera, pois, há mais pessoas que precisam desse tipo de amparo que se possa imaginar. Humildemente fomos crescendo com uma diretoria firme e unida, temos alguns membros que fizeram parte desde a primeira reunião e são atuantes até hoje.
O sonho, a construção, o caminhar da obra nunca foi tão simples quanto essa história que vocês estão lendo, seria impossível passar nessas linhas todos os sentimentos que são aflorados quando uma obra dessas é iniciada. São tantos os obstáculos que sem o amparo de Deus jamais teríamos continuado. Por incrível que pareça o mais difícil não foi a construção e sim a manutenção de uma obra dessas. É preciso pensar em tudo: Alimentos, roupas, medicamentos, funcionários, água, luz, telefone, cuidados médicos, exames; fora a necessidade de adequação física à RDC 283 de 2005 cujas obras são caríssimas para nossas expectativas, apesar de reconhecermos o quão é importante para oferecer melhor atendimento ao idoso.
instagram.com/ajudeolarsantoantonio
Associação Casa do Bem Estar da Criança e do Adolescente de Aiuruoca/MG
CNPJ 08.464.977/0001-71
Rua Tonico de Barros, nº 30, Aiuruoca/MG, Cep: 37450-000
Contato:
(35) 99936-1074
E-mail: casalaraiuruoca@gmail.com
Doações:
BANCO BRADESCO da Associação:
Agência: 0571
Conta Corrente: 6930-2
Chave pix: 35999361074
A Casa de Bem Estar da Criança e do Adolescente de Aiuruoca, foi fundada em 29/11/2006, na cidade de Aiuruoca, está situada à Rua Tonico de Barros, nº 30 – Campo Prático, é uma entidade civil de direito privado, de natureza beneficente, com fins não lucrativos.
De acordo com seu estatuto, a Instituição tem como finalidade atender crianças e adolescentes ( de 0 a 18 anos), que por algum motivo necessitam ser afastados do convívio familiar, mesmo que de forma permanente. A entidade funciona em sistema de Casa-lar, acolhendo crianças e adolescentes em situação de abandono e/ou risco social e pessoal, especialmente as crianças e adolescentes vítimas de maus tratos, negligência e violência tanto física, psicológica e/ou sexual. Esse acolhimento é realizado através do encaminhamento do Conselho Tutelar e Poder Judiciário, em caráter sempre provisório, até que sejam tomadas as providências cabíveis pelas autoridades competentes.
Para este atendimento a entidade conta com funcionárias remuneradas. Sua linha de trabalho é propiciar às crianças e adolescentes, lá institucionalizados, condições similares as de uma família, buscando a todo o momento oferecer um ambiente ideal ao seu desenvolvimento psicossocial e reintegração social.
Para que todo este trabalho de reintegração familiar seja realizado, contamos com o apoio de várias entidades (prefeituras, rede de apoio, Cras, Poder judiciário e Ministério público).
A Casa-Lar (abrigo) de Aiuruoca acolhe crianças e jovens da Comarca que abrange os municípios de Aiuruoca, Carvalhos, Seritinga, Serranos, Liberdade, Passa Vinte e Bocaina. As crianças e jovens são acolhidas sob medida protetiva (afastamento familiar temporário), recebendo cuidados com saúde, alimentação, educação, lazer e segurança.
@casadacriancaaiuruoca
casadacriancaaiuruoca
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Aiuruoca
CNPJ 07.223.864/0001-11
Rua Tonico de Barros, nº 255, Bairro Campo Prático, Aiuruoca/MG, Cep: 37450-000
Contato:
(35)9 9943 6496
e-mail: apaeaiuruoca@gmail.com
Doações:
Banco Bradesco, agência 0571-1 Conta Corrente 6834-9
PIX: apaeaiuruoca@gmail.com
No dia 01/12/2012 o sonho da comunidade aiuruocana, em especial o de Maria Nilse Senador (In Memorian), fundadora da APAE, foi concretizado com a inauguração do novo prédio da Fundação, situado à Rua Tonico de Barros, nº 255, no Bairro Campo Prático.
A APAE de Aiuruoca é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, mantenedora da Escola de Educação Especial ”Charles Kenneth Pursell” nas modalidades de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e EJA Iniciais e Finais.
Foi criado o Centro DIA com o objetivo de estimular e dar continuidade aos trabalhos de educação para a vida, visando a parte sociais das famílias e alunos. A APAE fez uma justa homenagem a sua ex-presidente nomeando o Centro Dia de “Elza de Siqueira Pinto”
Apae Aiuruoca